segunda-feira, 29 de novembro de 2010

BRASIL: MÁQUINA DO INPE É A MELHOR DO HEMISFÉRIO SUL

Ponto para o Brasil !

Assuminos a 29ª colocação, no ranking mundial, de supercomputadores, de acordo com a lista da TOP500.

  
Site: G1 / Foto: Supercomputador, Tupã.


Segundo o TOP500, “órgão que avalia os supercomputadores, o Tupã, instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de Cachoeira Paulista (a 202 km de São Paulo) desde outubro, é o terceiro mais poderoso entre os equipamentos dedicados à previsão de tempo e de clima sazonal”.

De acordo com a notícia, “a máquina, um XT6 da Cray, é capaz de executar 258 TFlops, equivalente a 258 trilhões de cálculos de ponto-flutuante por segundo. A velocidade dos computadores é medida em Flops – sigla em inglês para operações de ponto-flutuante por segundo –, cálculos que envolvem números muito pequenos ou muito grandes”.

Comparando com “um bom computador caseiro, com o processador Intel Core i7 980 XE, por exemplo, opera em pouco mais de 100 GFlops – 100.000.000.000 dessas operações a cada segundo. O equipamento comprado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Fapesp por US$ 23 milhões é, portanto, 2.580 vezes mais veloz que as máquinas domésticas”.

Em resumo, esta máquina irá permitir que o Inpe tenha maior precisão, prevendo o tempo em escalas menores.

A liderança está com a China, que possui a máquina, Tianhe-1-A, operando a 4,7 PetaFlops, ou cerca de 20 vezes a velocidade da máquina instalada no Brasil.








Um comentário:

  1. nem imagino o q um computador desses pode fazer... deve dar pra rodar uns jogos legais nele!! hehehe

    ResponderExcluir