sexta-feira, 26 de novembro de 2010

E-PAPER: PAPEL-ELTRÔNICO, DE PAPEL !

Cientistas projetam papel-eletrônico feitos com folhas de papel de verdade, onde você poderá ler seus jornais, revistas; ver fotos e vídeos, tudo em alta definição.


A matéria publicada no site MSN Tecnologia, alguns dias atrás, define o E-Paper como sendo “um material que usa a técnica de electrowetting (sem tradução em português) que consiste em aplicar um campo elétrico em gotículas coloridas em um vidro, de modo a simular a sensação visual de letras (e fotos, etc.) impressas em papel”.

A matéria traz ainda que o problema com o e-paper, como toda tecnologia atual, é a dificuldade de se reciclar, além de ser apresentado em um meio sólido que – ainda – não pode ser dobrado e guardado com facilidade.

Nada que o “tico” e o “teco” de meia dúzia de cientistas não resolvam com o tempo! (risos)

Segundo Andrew Steckl, professor de engenharia elétrica da Universidade de Cincinnati, demonstrou que a técnica do electrowetting pode funcionar também em papel de verdade – desde que esse papel siga algumas técnicas de fabricação específicas.

Não disse?! Já tem gente pensando nisso ! (risos)

“Um dos objetivos do e-paper é replicar o visual e a sensação de tinta no papel. Nós buscamos investigar o uso de papel como um substrato para os aparelhos que usam a técnica do electrowetting para conseguir papel-eletrônico em papel”, diz o professor.

Ou seja, essa tecnologia irá permitir você ler seu jornal ou revista numa folha de papel, DE VERDADE, de forma eletrônica, ao final da leitura você dobra e guarda no bolso, depois, por exemplo, você retira do bolso abre o papel e...assite um vídeo. FANTÁSTICO !

A outra vantagem do papel-eletrônico de papel é, claro, a questão ambiental. Após um tempo de uso e desgaste você descarta, esta folha, para a coleta seletiva, de lixos recicláveis, e pega outra. Simples. Sem falar na economia que irá causar no bolso de todos após essa tecnologia estiver difundida e consolidada.

Ponto pra tecnologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário