terça-feira, 23 de novembro de 2010

PÔQUER ou POKER: ESPORTE DA MENTE OU JOGO DE AZAR?


O poker (EUA) é um jogo que não se tem uma “raiz” certa de seu “nascimento”, existem muitas teorias, assim como as quantidades de tipos de pôquer (português) existentes hoje. Na minha opinião, entretanto, os maiores celeiros são America do Norte e Europa, onde encontram-se os maiores jogadores; porém hoje espalhou-se pelo mundo como uma Febre. É a coqueluche do momento, pelo menos em questão de mídia. 

Particularmente, iniciei pouco antes dessa febre.

Fato é, que o pôquer ainda carrega o estigma antigo, de “JOGO DE AZAR”, visto em muitos filmes “hollywoodianos” onde pessoas iam a falência, arruinando sua vida e das pessoas a sua volta (meio dramático né?!). Não diferente dos famosos “jogos do bixo”, o pôquer carregava esse fardo até dezembro de 2009, sendo a partir dessa data considerado “Esporte da Mente”, assim como o xadrez.

Pra mim, o jogo de azar mais permitido no Brasil, são as Loterias da CEF, onde a probabilidade matemática é ditada, única e exclusivamente, pela sorte. Bom, voltemos ao pôquer.

Na televisão, recentemente a Rede Bandeirantes de Televisão, patrocinada pelo PokerStars, transmitia num dia da semana, pela madrugada, o Poker das Estrelas. Vale ressaltar a postura “escrota” do apresentador Otávio Mesquita na forma de conduzir o programa, mas em outros é um bom apresentador.

Uma revista de grande circulação no país, chegou a citar inúmeras “estrelas” nacionais (esportistas, artistas, empresários, etc), que aderiram ao pôquer como hobby.

Atualmente, a “celebridade” que mais está sendo falada é do mundo do esporte, o técnico “futebolístico”, Vanderlei Luxemburgo, citado em mídias esportivas, na internet, que em sua época de Santos Futebol Clube, “torrou” muitos milhares de reais em mesas de pôquer, inclusive fora do país, em cassinos, nos jogos da Libertadores da América.

Eu mesmo, sempre que posso, jogo com família, amigos, e as vezes num clubezinho onde acontecem uns torneios. Diferentemente do Vandeco ou Luxa, como queiram, não perdemos milhares de reais; a única coisa que “perdemos”, quando em ambiente familiar é a “moral” sendo os perdedores “zuados” até o próximo encontro. (risos)

A verdade é, quem joga se apaixona, é o único jogo “parado” que é emocionante a todo momento, não me lembro de outro. Não vale truco!(risos). 

Assim como quaisquer outras coisas que existem em nossas vidas, essa é só mais uma que precisamos moderar, para aproveitarmos de modo sadio.


Nota:
1)Os jogos de azar são jogos nos quais a possibilidade de ganhar ou perder não dependem da habilidade do jogador, mas sim exclusivamente da sorte ou do azar do apostador, encabeçando essa categoria temos a roleta. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário