quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SINAL WI-FI vs MEIO AMBIENTE


Segundo notícia publicada hoje no Portal do Terra, em Tecnologia, o sinal wi-fi pode deixar as árvores doentes. Isso me assustou!

Menos fios igual a menos gastos, que é igual a menos lixo, que é igual a menos metais e plásticos retirados da natureza, ou seja, bom pro bolso e bom pro Meio Ambiente, a tecnologia wi-fi é a solução, certo? Nem tanto.

De acordo com a Universidade Wagenigen, na Holanda, “a radiação emitida por redes Wi-Fi é prejudicial ao meio ambiente”. Afetando o crescimento das árvores e a morte de algumas de suas camadas de tecidos e diversas fissuras e sangramentos nas cascas.

Segundo estudo, “os resultados mostram que 70% das árvores em ambientes urbanos apresentam os mesmos sintomas, número que não passava de 10% em 2005”.

A pesquisa foi realizada com 20 árvores de carvalho, expostas a diversos tipos de radiação por um período de 3 meses, ressaltando que, “aquelas colocadas pertos de sinais Wi-Fi demonstraram um brilho semelhante ao chumbo, causado pela morte das camadas superior e inferior da epiderme das folhas”. Porém o estudo afirma que “os sintomas também podem ser atribuídos a micropartículas emitidas por carros e caminhões em áreas urbanas”.

Logo, vou achar que é mais perigoso você dar um “rolê” na floresta com um roteador sem fio do que com uma serra. (risos)

Você deve se perguntar, se faz mal às plantas, não faz mal ao homem?

Segundo os pesquisadores, “não se deve entrar em pânico, já que ainda devem ser medidos os resultados a longo prazo da exposição à radiação Wi-Fi. Além disso, reforçam que há estudos que provam o contrário e não mostram nenhum tipo de sintoma negativo da exposição prolongada em organismos humanos”.

Afinal, a pergunta é, a tecnologia está caminhando junto com o Meio Ambiente ou não?

Um comentário:

  1. isso me lembra aqueles rumores q a radiação das ondas emitidas pelo celular causariam malefícios a saúde em longo prazo, como câncer... infelizmente só o tempo dirá quem está certo nessa história: os fabricantes q garantem q seus produtos são seguros ou os defensores da teoria da conspiração q dizem q tudo isso é um instrumento de forças ocultas para expurgar a população uhauhauh

    ResponderExcluir